Projeto de Autoavaliação

Avaliação Interna

Sendo um processo participativo, a Autoavaliação Institucional na IES envolve toda a comunidade acadêmica, propondo uma reflexão a partir do seu autoconhecimento. O processo de Avaliação Interna ocorre semestralmente e, a partir dos resultados obtidos, disponíveis no SIA – Sistema de Informações Acadêmicas são possíveis os estudos comparativos de linha histórica referente ao desempenho dos professores, à avaliação das disciplinas, dos cursos e dos recursos de infraestrutura. Os resultados das pesquisas são sistematizados no Relatório Anual de Autoavaliação, postado no sistema e-MEC, que contem, além dos resultados descritivos, análises críticas das 10 dimensões positivadas no art. 3º da Lei 10.861/2004, em consonância com o PDI da IES e, ainda, sugestões de melhoria, com o intuito de que as mesmas possam contribuir para o realinhamento do PDI. Esse Relatório apresenta um balanço crítico do processo avaliativo e de seus resultados em termos da melhoria da qualidade da instituição.

 

Formas de participação da comunidade acadêmica:

A avaliação interna da IES ocorre semestralmente por meio de: Aplicação de questionários eletrônicos, respondidos por alunos, docentes e coordenadores, disponibilizados no Sistema de Informações Acadêmicas – SIA, que avaliam a Instituição, cursos e disciplinas; Coleta de dados qualitativos, por meio de reuniões com os setores (gestão, acadêmico, financeiro, biblioteca, secretaria etc.), buscando informações sobre as ações desenvolvidas, a fim de confrontá-los com o previsto no PDI; Levantamento do Índice de Satisfação do Aluno (ISA) com relação aos seus professores e à Instituição (o cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos professores da IES (MP) e média obtida pela instituição/campus (MC), ou seja, ISA é igual à soma da MP mais a MC, dividido por dois).

 

Etapas da Avaliação Interna:

  • Preparação - definição de objetivos, estratégias, metodologia recursos e cronograma. Sensibilização para implantação do Projeto;
  • Desenvolvimento: reuniões ou debates de sensibilização; sistematização de demandas/ideias/sugestões oriundas dessas reuniões; composição dos grupos de trabalho; definição da metodologia de análise e interpretação dos dados; condições materiais para o desenvolvimento do trabalho: espaço físico, docentes e técnicos com horas de trabalho dedicadas a esta tarefa; reuniões sistemáticas de trabalho; elaboração de relatórios; e organização e discussão dos resultados com a comunidade acadêmica.
  • Consolidação: elaboração, divulgação e análise do Relatório Final de Autoavaliação. Essa etapa inclui também a realização de um balanço crítico dos processos avaliativos (internos e externos) e de seus resultados, para a melhoria da qualidade da Instituição.

Aplicação dos Instrumentos da Avaliação Institucional

A aplicação do instrumento de avaliação, constituído por questionário eletrônico veiculado no Sistema de Informações Acadêmicas - SIA, é semestral, em período de 4 semanas e envolve toda a comunidade docente e discente.

Análise, Interpretação e Sistematização dos Dados Coletados

A tabulação dos dados da Autoavaliação Institucional é feita pela CPA, sendo atribuída às repostas uma escala de 1,0 a 5,0, assim distribuída: 5,0 para Extremamente Satisfeito; 4,0 para os considerados Satisfeitos; 3,0 para Regular; 2,0 para Insatisfeito e 1,0 para Extremamente Insatisfeito. No que diz respeito à análise dos dados, parte-se da leitura dos gráficos e tabelas com os respectivos cálculos frequenciais, analisando as questões pertinentes às dimensões da avaliação institucional.

Elaboração do Relatório Final

O Relatório Final é elaborado pelos membros da Comissão Própria de Avaliação e hospedará, de forma sistemática e analítica todos os dados coletados. O processo de elaboração do Relatório Final é desenvolvido dentro de uma lógica de trabalho a mais isenta e imparcial possível, tendo como princípio o cultivo à fidelidade dos dados coletados, evitando o afloramento de inclinações pessoais ou institucionais.

Finalmente, este documento reúne diagnósticos e informações capazes de subsidiar as ações a serem implementadas pela Faculdade Estácio de Sergipe - ESTÁCIO FASE, demonstrando com clareza suas potencialidades e fragilidades.

Divulgação do Relatório Final

A divulgação dos resultados da avaliação é feita da seguinte forma: inicialmente a Comissão Própria de Avaliação apresenta todos os dados para a Direção Geral da ESTÁCIO FASE. Conforme prevê a política do SINAES e o próprio espírito da Avaliação Institucional, a Comissão apresenta os resultados para os Coordenadores de Cursos, incluindo tal apresentação em pauta reuniões de rotina entre os dois segmentos da ESTÁCIO FASE (Direção e Coordenação de Cursos). Além disso, em reunião realizada com a presença de coordenadores e professores, durante o Planejamento Estratégico, os membros da CPA fazem uma apresentação preliminar e global das informações. Os resultados individuais referentes ao desempenho docente estão disponível no SIA e cada professor tem o Feedback da sua avaliação.

Finalmente, são divulgados nos murais e no site da IES os resultados da Avaliação Interna com as devidas ações para neutralizar as fragilidades detectadas no processo de Avaliação e dar uma resposta a comunidade acadêmica.

Formas de análise e utilização dos resultados das avaliações:

Os resultados das avaliações internas e avaliações externas são base para ações que reforcem os aspectos positivos e para melhoria dos aspectos deficitários apontados. A CPA, ao finalizar os relatórios das avaliações, apresenta aos gestores os resultados consolidados e participa diretamente do (re) planejamento das ações. Assim, esses resultados subsidiam as ações e as tomadas de decisão dos gestores.  Portanto, os resultados avaliativos são ferramentas gerenciais para a evolução da IES.

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