Relatório de Autoavaliação

Este documento constitui o Relatório de Autoavaliação das atividades ocorridas no ano de 2017 com a finalidade de apontar potencialidades e fragilidades da IES, visando ao melhoramento contínuo dos setores da Faculdade Estácio de Sergipe –ESTÁCIO FASE.

O Documento tem o objetivo de dar continuidade ao processo de autoavaliação existente desde o ano de 2003. Portanto, procura atender às diretrizes traçadas pelo SINAES, de acordo com os Eixos 1 e 2 e suas respectivas dimensões. Este Documento foi elaborado a partir da autoavaliação, envolvendo todos os segmentos da comunidade acadêmica, tomando como referência imediata os resultados do Relatório do período anterior.

Para a composição do presente Relatório, a IES considerou os resultados das avaliações internas, bem como os resultados das avaliações externas.

Relatório de Autoavaliação Institucional

 

Da autoavaliação Institucional

A Avaliação Institucional da Faculdade Estácio de Sergipe - ESTÁCIO FASE é entendida como um processo permanente e contínuo. A mesma é utilizada como um instrumento para identificar os aspectos positivos e negativos do trabalho institucional e servir de base para a definição de ações reguladoras capazes de introduzir mudanças que signifiquem melhoria da qualidade da Instituição em todas as suas múltiplas dimensões.

Nesse sentido, várias estratégias foram utilizadas com o objetivo de obter informações capazes de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de ensino, extensão, serviços e do modelo de gestão. Dentre elas, pode-se destacar: levantamento de opiniões; debates com coordenadores, professores, alunos, colaboradores, parceiros externos, egressos e equipe gestora.

Constantemente, a Direção-Geral, os Coordenadores e Professores reúnem-se para analisar os Projetos de Curso e Institucional. Nessas ocasiões, é feita uma avaliação do processo de seleção e organização, conteúdos, procedimentos metodológicos e de avaliação do período anterior com vistas à elaboração de um planejamento que parta das evidências resultantes da atividade em questão.

A Faculdade Estácio de Sergipe, desde a sua origem, mantém a Autoavaliação Institucional como uma prática permanente e constante. Em 2003, primeiro ano após sua criação, foi desenvolvido um processo de avaliação, envolvendo todos os segmentos internos, culminando com a elaboração de um relatório, instrumento esse tomado como ferramenta de apoio para a tomada de decisões gerenciais e acadêmicas.

Partindo dessa experiência, a Direção Geral constituiu uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, encarregada de conduzir o processo de avaliação do desempenho didático e acadêmico dos docentes e discentes de cada Curso e da Instituição como um todo, seguindo a política de avaliação institucional anteriormente adotada pela Faculdade Estácio de Sergipe, em consonância com o disposto na Lei 10.861/2004 e nas orientações elaboradas pela CONAES/SeSu/MEC.

Face ao processo de autoavaliação institucional, os segmentos descritos tiveram a oportunidade de responder a questões referentes às dimensões voltadas para o Ensino, Extensão, Política de desenvolvimento de pessoal (docentes e colaboradores), Organização e gestão institucional, Infraestrutura física, Política de atendimento aos estudantes e Interação com a sociedade. Cada uma dessas dimensões foi hospedada nos instrumentos de avaliação, obedecendo a sua relação com o avaliador, como forma de não submeter este último à situação desconhecida.  Os instrumentos de avaliação continham questões objetivas compostas de cinco alternativas, classificadas como muito bom, bom, regular, deficiente e muito deficiente.

A partir de 2008.2, a IES implementou a avaliação interna semestral, cujos resultados são amplamente divulgados para toda comunidade da IES com as respectivas ações para neutralizar fragilidades detectadas. Ressaltamos que a IES se apropria desses dados fornecidos pela CPA para o planejamento estratégico da Instituição.

Dessa forma, o presente Relatório apresenta os resultados da Autoavaliação Institucional, realizada no ano de 2015, com a participação da comunidade Acadêmica, Quanto às avaliações externas, no ano de 2015 tivemos duas Autorizações – Ciências Contábeis com conceito 4 e Biomedicina com conceito 3, houve Reconhecimento do Curso de Letras Português e Espanhol com conceito 4 e Renovação de Reconhecimento automática devido a nota do Enade dos Cursos de Educação Física Licenciatura com CPC 3 e Redes de Computadores com CPC 4.

Considerações Finais

A partir de tudo que foi exposto no presente Documento, concluímos assim, que a auto avaliação baseadas nos eixos 1 e 2 foi de suma importância, uma vez que, graças a sua realização, pôde-se  ter um conhecimento tanto a nível global como setorizado das Dimensões tratadas nos referidos Eixos., fato este alcançado devido principalmente a participação dos principais atores deste processo, ou seja, gestão, coordenações, corpo discente e docente. Afinal, são eles os responsáveis pela representatividade da amostra, o que nos dá condições de traçar um diagnóstico real e, através do mesmo, identificar as fragilidades e potencialidades, razões necessárias para se efetivar um programa de avaliação institucional.

Ressaltamos ainda, não somente a significativa adesão dos avaliadores no processo avaliativo, mas também a demonstração de suas inquietações no momento de efetivarem a avaliação, o que contribui de forma relevante para a construção de uma IES responsável e competente.

O exercício da auto avaliação Institucional vivenciado na Faculdade Estácio de Sergipe – ESTÁCIO FASE, além de trazer feedback necessário e relevante para o aprofundamento da reflexão e para a tomada de novas e melhores decisões, consiste ainda em uma ferramenta de gestão numa perspectiva pedagógica, servindo de aprendizado e constituindo-se em oportunidade de sensibilização de toda comunidade acadêmica.

Os resultados expressos face às respostas dos docentes, alunos, colaboradores e comunidade externa demonstraram que a Instituição está no caminho certo. As fragilidades encontradas durante o processo de autoavaliação constituir-se-ão centro das inquietações e ações da equipe gestora da Faculdade Estácio de Sergipe.

Assim, o processo da Autoavaliação Institucional consiste em procurar promover o aperfeiçoamento dos empreendimentos humanos, buscando sempre não somente uma prestação de serviços de qualidade, mas também a democratização do conhecimento.