Abaixo, baixe o arquivo contendo os gráficos com os resultados das categorias avaliadas ALUNO/INSTITUIÇÃO/CAMPUS:
Avaliação Interna - Gráficos
Avaliação Interna - Gráficos
(PDF, 202kb)
Apresentação dos Resultados da Avaliação Institucional de 2019/2
ISA – Índice de Satisfação do Aluno
Metodologia das Avaliações Internas:
Considerando a flexibilidade e a liberdade preconizada pela Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Lei 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES seria paradoxal estabelecer critérios e normas rígidas para a avaliação, cujo processo não se encerra em si mesmo.
O processo de autoavaliação conta com a participação de uma comissão designada para planejar, organizar, refletir e cuidar dos interesses de toda a comunidade pelo processo; com a participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica interna e externa com o apoio da mantenedora da IES e com o apoio da alta gestão da FESCG e com a disponibilização de informações e dados confiáveis – a Comissão Própria de avaliação – CPA.
A autoavaliação acadêmica da IES deve ocorrer semestralmente por meio de:
- Aplicação de questionários eletrônicos disponibilizados no Sistema de Informações Acadêmicas – SIA, que avaliam as dimensões que dizem respeito à IES, ao curso e às disciplinas. Os questionários são respondidos pelos Alunos, Docentes e Coordenadores. O Corpo Técnico-administrativo conta também com um questionário sobre suas condições de trabalho na IES.
- Coleta de dados qualitativos, por meio de reuniões com os setores (Gestão, Acadêmico, Financeiro, Biblioteca, Secretaria etc.), o que ocorre no transcurso do ano letivo, e que busca informações sobre as ações desenvolvidas, a fim de confrontá-las com o que está previsto no PDI.
- Levantamento do Índice de Satisfação do Aluno (ISA) com relação aos professores e à IES, através do processo de Avaliação Interna - o cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos professores da IES (MP) e média obtida pela instituição/campus (MC). Portanto, ISA = (MP + MC) / 2.
- Pesquisa de Clima Organizacional - levantamento do grau de satisfação e motivação do corpo social da IES. Com o resultado dessa Pesquisa, será possível traçar ações de desenvolvimento tanto para a IES quanto para os funcionários. Os benefícios que poderão ser obtidos são: aumento da produtividade; redução da rotatividade e melhoria no ambiente de trabalho.
A CPA articula esse processo, planejando e organizando as atividades de avaliação, de acordo com as diretrizes do SINAES, de forma a disseminar a cultura avaliativa.
Os resultados das avaliações internas e externas, além de divulgados à comunidade acadêmica, devem ser sistematizados no Relatório de Autoavaliação Anual que contem, além dos resultados, análises críticas dos 05 Eixos/10 Dimensões do SINAES, em consonância com o que prescreve o PDI da IES, bem como sugestões de melhoria, com o intuito de que as mesmas possam contribuir para o realinhamento do PDl e para a evolução institucional. O Relatório Anual, construído pela CPA, tem como propósito traçar um desenho de qualidade de ensino e serviços ofertados pela IES.
A CPA, ao finalizar os relatórios originados dos instrumentos aplicados internamente e dos relatórios de avaliações externas, apresenta aos gestores os resultados consolidados e participará diretamente do (re)planejamento das ações a serem realizadas. O resultado das avaliações (internas, externas e ENADE) subsidiam as ações e as tomadas de decisão dos gestores. A apresentação dos dados permite indicar ações de melhoria, como a capacitação docente, propostas de aprimoramento dos PPCs e oportunidades/necessidades de melhoria de serviços e infraestrutura. As informações divulgadas para Coordenadores de Cursos e gestores permitem uma reflexão sobre a realidade encontrada e definem-se estratégias para minimizar as fragilidades apontadas e maximizar as potencialidades. Portanto, a IES entende que os resultados avaliativos são ferramentas gerenciais para a sua evolução.
Fonte: Projeto de Autoavaliação Institucional, 2017.
Ações de Melhoria
A CPA é responsável por formular propostas para a melhoria da qualidade das atividades educacionais desenvolvidas pela Instituição, em parceria com as Coordenações de curso, com base nas análises dos resultados produzidos pelos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Confira a seguir as principais ações de melhoria propostas pela CPA e desenvolvidas pela Instituição:
DIMENSÃO |
AÇÕES DE MELHORIA |
Dimensão 1: A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional |
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Dimensão 2: Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão |
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Dimensão 3: Responsabilidade Social |
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Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade |
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Dimensão 5: Políticas de Pessoal |
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Dimensão 6: Organização e Gestão da IES |
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Dimensão 7: Infraestrutura física |
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Dimensão 8: Planejamento e Avaliação |
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Dimensão 9: Políticas de Atendimento aos Discentes |
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Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira |
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