Avaliações Internas

Abaixo, baixe o arquivo contendo os gráficos com os resultados das categorias avaliadas ALUNO/INSTITUIÇÃO/CAMPUS:

 

Avaliação Interna - Gráficos


Avaliação Interna - Gráficos

(PDF, 202kb)

Apresentação dos Resultados da Avaliação Institucional de 2019/2

 

ISA – Índice de Satisfação do Aluno

Metodologia das Avaliações Internas:

Considerando a flexibilidade e a liberdade preconizada pela Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Lei 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES seria paradoxal estabelecer critérios e normas rígidas para a avaliação, cujo processo não se encerra em si mesmo.

O processo de autoavaliação conta com a participação de uma comissão designada para planejar, organizar, refletir e cuidar dos interesses de toda a comunidade pelo processo; com a participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica interna e externa com o apoio da mantenedora da IES  e com o apoio da alta gestão da FESCG e com a disponibilização de informações e dados confiáveis – a Comissão Própria de avaliação – CPA.

A autoavaliação acadêmica da IES deve ocorrer semestralmente por meio de:

  • Aplicação de questionários eletrônicos disponibilizados no Sistema de Informações Acadêmicas – SIA, que avaliam as dimensões que dizem respeito à IES, ao curso e às disciplinas. Os questionários são respondidos pelos Alunos, Docentes e Coordenadores. O Corpo Técnico-administrativo conta também com um questionário sobre suas condições de trabalho na IES.
  • Coleta de dados qualitativos, por meio de reuniões com os setores (Gestão, Acadêmico, Financeiro, Biblioteca, Secretaria etc.), o que ocorre no transcurso do ano letivo, e que busca informações sobre as ações desenvolvidas, a fim de confrontá-las com o que está previsto no PDI.
  • Levantamento do Índice de Satisfação do Aluno (ISA) com relação aos professores e à IES, através do processo de Avaliação Interna - o cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos professores da IES (MP) e média obtida pela instituição/campus (MC). Portanto, ISA = (MP + MC) / 2.
  • Pesquisa de Clima Organizacional - levantamento do grau de satisfação e motivação do corpo social da IES. Com o resultado dessa Pesquisa, será possível traçar ações de desenvolvimento tanto para a IES quanto para os funcionários. Os benefícios que poderão ser obtidos são: aumento da produtividade; redução da rotatividade e melhoria no ambiente de trabalho.

 

A CPA articula esse processo, planejando e organizando as atividades de avaliação, de acordo com as diretrizes do SINAES, de forma a disseminar a cultura avaliativa.

Os resultados das avaliações internas e externas, além de divulgados à comunidade acadêmica, devem ser sistematizados no Relatório de Autoavaliação Anual que contem, além dos resultados, análises críticas dos 05 Eixos/10 Dimensões do SINAES, em consonância com o que prescreve o PDI da IES, bem como sugestões de melhoria, com o intuito de que as mesmas possam contribuir para o realinhamento do PDl e para a evolução institucional. O Relatório Anual, construído pela CPA, tem como propósito traçar um desenho de qualidade de ensino e serviços ofertados pela IES.

A CPA, ao finalizar os relatórios originados dos instrumentos aplicados internamente e dos relatórios de avaliações externas, apresenta aos gestores os resultados consolidados e participará diretamente do (re)planejamento das ações a serem realizadas. O resultado das avaliações (internas, externas e ENADE) subsidiam as ações e as tomadas de decisão dos gestores. A apresentação dos dados permite indicar ações de melhoria, como a capacitação docente, propostas de aprimoramento dos PPCs e oportunidades/necessidades de melhoria de serviços e infraestrutura. As informações divulgadas para Coordenadores de Cursos e gestores permitem uma reflexão sobre a realidade encontrada e definem-se estratégias para minimizar as fragilidades apontadas e maximizar as potencialidades. Portanto, a IES entende que os resultados avaliativos são ferramentas gerenciais para a sua evolução. 

Fonte: Projeto de Autoavaliação Institucional, 2017.

 

Ações de Melhoria

A CPA é responsável por formular propostas para a melhoria da qualidade das atividades educacionais desenvolvidas pela Instituição, em parceria com as Coordenações de curso, com base nas análises dos resultados produzidos pelos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Confira a seguir as principais ações de melhoria propostas pela CPA e desenvolvidas pela Instituição:

 

DIMENSÃO

AÇÕES DE MELHORIA

Dimensão 1:

A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

  • Capacitar aos professores sobre a missão institucional PDI, a articulação entre PDI, PPI, PPC, PE(plano de ensino) e PA(plano de aula) e seu desdobramento no ensino e na aprendizagem.
  • Promover um encontro com todos os alunos para uma palestra sobre os propósitos e compromissos da FESCG expressos na sua Missão e PDI com seu alunado e com a sociedade.
  • Realizar uma reunião pela CPA com a Diretoria Geral, Gerência Acadêmica, Gerência Administrativo-Financeira e coordenação de cursos e representantes do s colegiados para avaliar a necessidade de revisão do PDI.

Dimensão 2:

Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Criar o Núcleo de Pesquisa em Direito e devidos regulamentos.
  • Recompor o quadro docente com professores formados em cursos stricto sensu.
  • Divulgar em sala de aula as inúmeras atividades complementares que os alunos poderão realizar online.

Dimensão 3:

Responsabilidade Social

  • Ampliar o número de computadores específicos para o curso de Jornalismo e Publicidade.
  • Planejar o Projeto Integração, Interdisciplinar sobre Sustentabilidade Social e Meio Ambiente, envolvendo todos os cursos de forma que cada temática volte para a vocação de cada curso, contemplando a formação do perfil do egresso.

Dimensão 4:

Comunicação com a Sociedade

  • Realizar um encontro com as associações organizadas, anualmente, para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão.
  • Realizar parcerias, mini cursos  e palestras com escolas públicas e empresas conveniadas
  • Ampliar o diálogo com a sociedade por meio da propaganda televisiva.

Dimensão 5:

Políticas de Pessoal

  • Divulgar o plano de cargo e carreira para o corpo docente.
  • Incentivar a qualificação stricto sensu em mestrado e doutorado via projeto PIQ.
  • Desenvolver campanhas para que professores e funcionários se atualizem nos programas de Treinamento e Incentivo a Qualificação.
  • Manter e divulgar os vários convênios para colaboradores.

Dimensão 6:

Organização e Gestão da IES

  • Realizar convênio com o setor da saúde para atendimento dos funcionários e professores subsidiado em até 100% àqueles que recebem o salário base.
  • Desenvolver a aplicação das ferramentas da gestão a vista em todos os setores da Organização.
  • Divulgar as eleições realizadas dentro da instituição para a composição dos colegiados.

Dimensão 7:

Infraestrutura física

  • Estabelecer contrato de locação de prédio na área central e realizar as reformas para apropriá-lo ao desenvolvimento das atividades acadêmicas.
  • Adquirir a Bibliografia básica e complementar de todos os cursos oferecidos em número compatível com a legislação.
  • Adquirir computadores para substituir as máquinas usadas e colocadas à disposição.

Dimensão 8:

Planejamento e Avaliação

  • Realizar o estudo dos dados levantados por meio da avaliação interna e realizar a divulgação a todos os setores da FESCG.

Dimensão 9:

Políticas de Atendimento aos Discentes

  • Adequar um espaço equipado para o funcionamento do Diretório Acadêmico Estudantil.
  • Cadastrar os ex-alunos caracterizando suas áreas de atuação para chamá-los a participar de atividades de ensino e social.

Dimensão 10:

Sustentabilidade Financeira

  • Oferecer de desconto na mensalidade para o aluno advindo do Ensino Médio.