Para expandir sua presença internacionalmente, uma comitiva da Estácio participou de uma intensa agenda de congressos, simpósios e reuniões em Portugal e na Espanha. O grupo, liderado pelo Vice-presidente de Ensino, Hudson Mello, participou do III Congresso Internacional de Direitos Humanos (CIDH), na Universidade de Coimbra.

Professor Hudson foi um dos participantes da mesa de abertura do III CIDH. No evento foi realizada uma mesa temática coordenada pelo Mestre César Augusto Nunes, discente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). Já os professores Rafael Iorio (Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Estácio) e Fernanda Duarte (Docente PPGD Estácio) realizaram o lançamento de seu livro “Escritos sobre o Direito, Cidadania e Processo: Discursos e Práticas”. 

A Estácio promoveu, ainda, quatro simpósios durante o Congresso:

  • Simpósio nº 11 Judicialização dos Direitos Humanos e meios de composição dos conflitos. Coordenadores: Adriano Moura da Fonseca Pinto (Coordenador do Curso de Direito Campus Tom Jobim/RJ) e Amanda Lacerda Jorge (Pesquisadora do DATAUFF).
  • Simpósio nº 20 Direitos Humanos e Ensino Jurídico; as Faculdades de Direito e a Formação Profissional. Coordenadores: Ronaldo Lucas da Silva (Professor do Curso de Direito UNESA) e Cristina Lúcia Seabra Iorio (Discente do Programa de Pós-Graduação em Direito).
  • Simpósio nº 21 Direitos Humanos, Arte e Educação. Coordenadores: Edna Raquel Hogemann (Docente PPGD) e Joaquim Humberto Coelho de Oliveira (Professor da pós-graduação interdisciplinar de “Humanidades, Culturas e Artes”, da UNIGRANRIO). 
  • Simpósio nº 30 Human Rights and Legal Culture. Coordenadores: Rafael Iorio (Vice-Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da UNESA e Docente PPGD Estácio) e Fernanda Duarte (Docente PPGD Estácio).


A Comitiva ainda realizou uma reunião com o Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra (IGC – Ius Gentium Conimbrigae) com a finalidade de estreitar relações. Desta reunião se resultou a organização de um curso de curta duração sobre a temática dos Direitos Humanos, a ser realizado em Coimbra, para os alunos e professores da Estácio.

Após o evento, a comitiva dirigiu-se à cidade do Porto, onde realizou as seguintes atividades: 

  • No Mestrado em Direito da Universidade do Porto, os professores Rafael Iorio e Fernanda Duarte realizaram a aula de abertura do Mestrado intitulada “O regime Processual do Público em Juízo no Brasil: entre privilégios e prerrogativas”, organizada pela professora doutora Juliana Coutinho;
  • Reunião de planejamento de atividades acadêmicas em parceria com o Chanceler da Universidade Lusíada, professor João Redondo, e sua assessora de cooperação internacional, professora Susana Ferreira;
  • Reunião para estreitamento de laços e apresentações dos respectivos reitores na Universidade do Porto. 


Espanha

Saindo de Portugal, a comitiva dirigiu-se à cidade de Burgos, na Espanha, para reunião estratégica de planejamento de atividades de ensino e pesquisa. Nesta oportunidade, foi assinada a ampliação de convênio com a Universidad de Burgos.

“A Estácio, com estas atividades de internacionalização, demonstra o seu compromisso com a inserção em um mundo globalizado como um diferencial para a geração de oportunidades na formação profissional e na ampliação do impacto de suas pesquisas e produção intelectual”, afirma Mello.