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Inteligência emocional no ambiente de trabalho – fácil de falar, mas difícil de praticar.

August 29, 2017 16:02
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Sabemos que lidar com pessoas e emoções, principalmente no ambiente de trabalho, pode ser complicado. Porém devemos nos atentar que desenvolver estas habilidades poder ser um diferencial. ;)

Pensando nisso, Jocely Burda, Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Gestão da Faculdade Estácio de Curitiba e Especialista em Desenvolvimento Comportamental, explicou mais sobre Inteligência Emocional e como podemos colocar em prática. Confira:

Não dá para desprezar o assunto Inteligência Emocional quando se fala do universo corporativo, pois hoje as habilidades comportamentais são muito mais valorizadas do que as técnicas. Nos processos seletivos pessoas com “habilidades emocionais”, que quer dizer, conhecer e saber administrar seus sentimentos e suas emoções são muito apreciadas, pois ela supera-se e motiva-se sem precisar de ajuda, com foco em seus objetivos, mesmo que o ambiente onde esteja inserido seja desfavorável e contrário.

No espaço organizacional se revela muita emoção, tanto positivas quanto negativas, são nas situações mais diversas que se passam dentro e fora das organizações que se observa. Dentro das empresas acontecem situações de desligamentos inesperados, mudanças de gestores, prazos não cumpridos, incorporações e até mesmo quando o sistema cai e demora a voltar. Sim, é exatamente nestas horas que todos são analisados e avaliados e “aí” daquele que não souber o que fazer, ficar parado ou se descontrolar.

O descontrole muitas vezes leva ao pânico e medo, que causa paralisação ou impulsividade e isto prejudica os resultados e interfere negativamente no clima organizacional. Uma das opções para resolver esta questão é não se deixar levar pelo pânico, pois isto vai causar esgotamento físico e também psicológico em todos que estiverem por perto. A pessoa que possui esta habilidade sabe lidar com as diversas situações que pairam nas empresas no seu dia a dia.

No livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, há afirmação de que as pessoas possuem dois tipos de inteligência e que estas são distintas é o QI (Quociente Intelectual) e a QE (Quociente Emocional). Explica que o QI diz respeito á gerar, planejar e organizar boas ideias, e coopera com aproximadamente 20% de fatores que determinam o sucesso na vida das pessoas, assim sendo QI pode produzir o emprego, porém, o QE que garantirá a promoção e também permanência na empresa.

Já os autores do livro Inteligência Emocional 2.0, Travis Bradberry e Jean Greaves, realizaram estudos profundos sobre o assunto e mostraram o resultado. Uma pesquisa realizada durante 10 anos, com mais de 500 mil pessoas, mostrou que 58% do sucesso de profissionais está ligado a este fator. Esta habilidade é rara e também muito valiosa no universo corporativo. Com estes resultados fica comprovado que “Inteligência Emocional”, é condição básica no universo corporativo nos dias de hoje. Sendo assim, desenvolver novas habilidades e tornar-se cada vez mais imprescindível à organização, é o diferencial.

Várias técnicas para se pesquisar este item são inseridas e se não houver o mínimo de constatação que a pessoa possua este componente, ela está automaticamente descartada de qualquer processo seletivo. Importante destacar que isto ocorre com candidatos, mas também com pessoas que já tem um relacionamento profissional e também outras que são funcionários das organizações.

A decisão de cada pessoa é única, é uma escolha, tonar-se necessário dentro de uma organização onde está ampliando novas habilidades e tornando-se cada vez mais necessário à organização, ou preferir ter a razão, agir pela emoção e isolar-se dos colegas de trabalho. Tenho certeza que aquele que é emocionalmente inteligente escolherá a primeira opção.

Sobre a Coordenadora
Jocely Burda é Psicóloga, Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Gestão da Faculdade Estácio de Curitiba, Mestre em Engenharia, Especialista em RH e Desenvolvimento Comportamental, Palestrante, Consultora. Orientadora de trabalho de Iniciação Científica sobre Inteligência Emocional.

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