Foram publicados, nesta segunda-feira (1 de outubro), os resultados do Ranking das Universidades do jornal Folha de S. Paulo, o RUF, que classifica as 196 instituições brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Esta é uma das mais respeitadas avaliações não oficiais do Ensino Superior realizada no país e nosso Chanceler, Ronaldo Mota, é membro convidado do seleto grupo de educadores que compõem o Conselho Consultivo do RUF.

Na avaliação de Mota, a Universidade Estácio de Sá se saiu muito bem: “Observo que entre as 196 universidades do país, 68 delas sequer atendem aos critérios mínimos exigidos por lei, sendo que a Estácio cumpre com sobra, em especial quanto ao número e qualidade dos doutorados e mestrados”.

Ele destaca ainda que “entre as 89 universidades do setor privado, a Estácio ficou em 29 lugar, ocupando o primeiro lugar entre as universidades particulares (privadas não confessionais) do Rio de Janeiro”. O chanceler chama a atenção também para o item de máximo interesse para a Estácio, o reconhecimento pelo mercado: “quanto ao reconhecimento do mercado, a Estácio ficou em primeiro lugar no Rio de Janeiro, à frente da própria PUC-RJ”.

Quanto às classificações de cursos, a Estácio garante lugar entre as dez melhores universidades privadas em nove modalidades: Educação Física (em 5º), Engenharia Ambiental (em 7º), Geografia (em 4º), História (em 7º), Letras (em 7º), Matemática (em 9º), Moda (em 9º), Pedagogia (em 10º) e Turismo (em 10º). Em Medicina, a Universidade Estácio de Sá é a melhor universidade particular do Rio de Janeiro.

Segundo Mota “os resultados da Estácio no RUF são extraordinários, especialmente se levarmos em conta que educamos em grande escala, atendendo ingressantes que demandam toda atenção, e mesmo assim conseguimos conjugar essa missão com destacável qualidade, reconhecida por qualquer processo avaliativo, seja ele oficial, como do MEC, ou não, como do RUF”, finaliza.