Na manhã dessa terça-feira, dia 22, a judoca Tamires Crude, estudante de administração e atleta do Instituto Reação, apoiado pela Estácio, conquistou o bronze na categoria até 57kg na Universíade, uma competição internacional de esporte universitário, que acontece até o final do mês em Taipei, na China. Ontem, a judoca Bárbara Timo recebeu medalha de ouro na competição. 

Tamires Crude lutou contra a italiana Anna Righetti pelo bronze e conquistou a medalha ao aplicar um ippon no golden score. Na sua campanha em Taipei, a brasileira venceu Khulan Tseregbaatar, da Mongólia, e Hsin-Yun Lee, de Taiwan, perdeu para a japonesa Yui Murai e superou a ucraniana Nataliya Ilkiv e a alemã Anne Sophie Schmidt, antes de ter êxito na luta pelo bronze.

- O nível das atletas é muito alto. Confesso que esperei mais de mim, mas fiz uma competição muito boa. Minha última luta foi bem difícil, mas quando chegou no Golden Score, fiz a pegada e acertei o golpe. Judô é tudo para mim, tudo que tenho hoje foi devido ao judô, declarou aluna do curso de Administração e atleta do Instituto Reação, que também é apoiado pela Estácio.

Na manhã de ontem, dia 21, a judoca Barbara Timo, estudante de Marketing da universidade, conquistou a medalha de ouro, disputando a a categoria até 70kg. Ela derrotou a japonesa Saki Niizoe e traz de volta para casa o primeiro lugar da competição, depois de marcar um wazari no Golden Score.

Emocionada, a estudante de marketing da Universidade Estácio de Sá lembrou que esta é a segunda Universíade da qual participa e que a persistência a levou ao pódio desta vez. Em 2013, a atleta não conquistou medalha em Kazan, na Rússia, e em 2015 ela não participou da competição.

- Bati muito na trave antes de chegar aqui. Quero dizer a todos que não desistam, que sigam sempre o seu sonho. Isso aqui é só o começo. Ainda tem muito mais pra buscar, declarou a atleta.

A 29ª edição da Universíade reúne mais de 10 mil competidores de 170 nacionalidades. A delegação brasileira totaliza 300 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Os atletas vão competir em atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais, taekwondo, badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.